terça-feira, março 08, 2011


O Ch'i



Ch'i é a força vital que existe em todo o universo e anima todas as coisas vivas. Essa energia é criada de várias formas. Um pequeno curso de água corrente é uma fonte abundante de energia chi'i. É por isso que nos sentimos rejuvenescidos depois de passar algum tempo perto de uma nascente, de uma lagoa, de um rio ou de um lago. Uma brisa suave também traz com ela a energia chi'i. Ventanias e furacões, no entanto, levam a energia Ch'i embora, assim como torrentes de águas turbulentas. Quando o Ch'i é levado para longe, toda sorte vai emmbora com ele.

Tudo o que é feito com perfeição também gera energia ch'i. Consequentemente, um músico habilidoso cria energia ch'i sempre que se dedica à sua arte; um atleta profissional também é fonte de energia ch'i quando dá tudo de si ao competir numa prova.

A natureza humana cria energia ch'i o tempo todo. Paisagens naturalmente belas, como o pico magnífico de uma montanha ou campos verdejantes, criam e estimulam a energia ch'i. Um apreciador anônimo dessa energia descreveu-a dizendo que ela era encontrada em lugares onde "as montanhas são belas; as águas são límpidaas; o sol é magnânimo; a brisa suave e o céu tem uma luz diferente; um outro mundo. Em meio à confusão, ela é paz e, numa atmosfera de paz, é um ambiente festivo. Na presença dessa energia, nossos olhos se abrem; sentados ou deitados, nosso coração se rejubila. Aqui o ch'i se concentra e a essência se recolhe. A luz brilha no entremeio e a magia se espalha no ar".

O ch'i pode ficar viciado ou estagnado. Uma lagoa suja, de águas poluídas, cria o "shar ch'i", que é o ch'i negativo. Esse tipo de energia espanta a sorte.

Queremos estimular ao máximo a energia ch'i positiva que existe em nossas casas, para assim aumentar nossa vitalidade e sensação de bem-estar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário